WhatsApp Image 2022-07-13 at 09.05.00.jpeg

Bancada da Beleza

 

É a União Nacional do Mercado da Beleza, reúne profissionais e proprietários de salões, empresários e comerciantes de lojas de cosméticos, indústrias de produtos, materiais e ferramentas para o setor, sindicatos, associações, escolas, academias de educação e todos àqueles que atuam direta ou indiretamente produzindo e gerando renda por meio dos serviços de beleza. Surgiu por iniciativa desses profissionais, tendo por objetivo a defesa dos interesses do setor.

 

A Bancada da Beleza, entidade privada idealizada em meados de 2014, busca integrar o setor em todos o Brasil, por meio da representação política, social e econômica. Dentre os objetivos da instituição está o incentivo a investimentos na educação setorial, o aumento do empreendedorismo e ações que fomentem a geração de novos empregos e renda. Uma verdadeira iniciativa humanitária para oferecer oportunidades a pessoas pobres, em situação de vulnerabilidade social e econômica, de forma que possam aprender uma profissão, trabalhar e conquistar uma vida melhor.

 

A necessidade de contribuir com as demandas do mercado cresceu ainda mais com a pandemia da Covid-19.

O fechamento de vários setores no Estado de São Paulo, principalmente os salões de beleza, considerados não essencial pelo então governador João Dória (PSDB), gerou desemprego e sofrimento a milhares de pessoas.

 

Por mais que os profissionais, os líderes de sindicatos e a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) tentaram mudar essa postura política, apresentando diversas formas de prevenção para atender a todos os protocolos da Secretaria de Saúde de São Paulo contra a Covid-19, não houve nenhuma sensibilidade por parte do gestor público João Dória. Resultado: fechamento de várias empresa do setor da Beleza e a perda de diversos empregos. Nenhum político se preocupou em defender os interesses desse mercado.

 

Diante de tal cenário desolador, a solução está no fortalecimento da representatividade da Bancada da Beleza junto ao Congresso Nacional, assim como ocorre em outros setores, que contam com voz no parlamento. Cabe aos participantes da Bancada da Beleza trabalhar por essa voz política do setor da Beleza. Vamos lutar para termos um deputado federal que possa apresentar o nosso Projeto de Lei que torna os serviços dos profissionais cabeleireiros, barbeiros, manicures, maquiadores e estética dos salões de beleza, atividade essencial.

 

 Não queremos presenciar, novamente, numa futura pandemia novos lockdowns. Lembrando que a Covid-19 ainda não acabou e novas mutações do vírus estão surgindo. É inadmissível a possibilidade de novas ações políticas prejudicarem o trabalho dos profissionais da Beleza. Caso isso aconteça, serão outra vez atingidos desde os pequenos empreendedores até os grandes investidores do setor, incluindo Moda e a indústria de cosméticos. Dessa forma, nosso objetivo é ajudar a sociedade como um todo, por meio de propostas que garantam um empreendedorismo sustentável.

 

Com a redução nos casos de Covid-19 e a retomada do negócios, o trabalho da Bancada da Beleza se tornou indispensável na busca por apoio de créditos do governo para investir no setor, gerar novos empregos e contribuir com o desenvolvimento econômico do Brasil.

 

Para se ter ideia da importância do setor da Beleza na economia brasileira, bata analisar os números: são mais de 20 milhões de pessoas trabalhando direta e indiretamente no mercado, que possui um faturamento anual de mais de 150 bilhões de Reais.

Em reportagem publicada pelo site da Forbes, segundo dados do Euromonitor Internacional, o setor de beleza e cuidados pessoais continua em crescimento. Antes de a pandemia da Covid-19 começar, o Brasil estava apenas atrás dos Estados Unidos, China e Japão e movimentou em 2019, um total de 29,6 bilhões de dólares.

Gráfico, Gráfico de cascata

Descrição gerada automaticamente

 

Ao observamos os números da América do Sul, o Brasil representa mais da metade do setor de cosméticos. Números da Goldstein Research (Brazil Cosmetics Market Report- Edition 2020 (goldsteinresearch.com) indicam que o mercado da Beleza pode ter um crescimento de até 5% até 2030.

 

Os cuidados com a beleza na higiene pessoal são necessários para a saúde de todas as pessoas e em todas as idades, esse fato mais do que comprova a urgência em se definir os serviços do setor da beleza como essenciais para a sociedade.

É importante que todos do setor da Beleza e a sociedade, de forma geral, entendam a necessidade de podermos contar com um deputado federal defendendo o mercado. Precisamos nos unir para conseguimos essa grande conquista.

NOSSOS PROJETOS

 

 

BELEZA É ESSENCIAL

 

Projeto de Lei que visa tornar o setor da Beleza como ESSENCIAL, baseado em dados e estudos científicos que comprovam a importância do setor da beleza na vida do cidadão.

 

 

 

 

BELEZA SOCIAL E HUMANITÁRIA

 

Ajuda aos brasileiros mais necessitados com programa de educação e preparação para viver livremente em sociedade e se auto sustentar.

BELEZA EDUCA (UNIVERSIDADE DA BELEZA

 

Projeto de Lei para investimento em educação e capacitação técnica e científica de todas as áreas do setor da beleza, com recursos do governo como crédito educacional.

 

 

BELEZA PARA TODOS

 

Promover oportunidade para pessoas com deficiência (intelectual e física), com programa de educaão e capacitação para preparar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho da beleza.

BELEZA EMPREENDEDOR

 

Crédito do governo para investir no setor, com geração de novos empregos e renda para a população brasileira, promovendo estímulo para novas empresas.